sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

MARKETING ESPORTIVO

A introdução do marketing esportivo em diversas modalidades, principalmente no futebol, tem fundamental importância para que as agremiações mantenham sua saúde financeira estável. Um clube não consegue viver mais apenas de rendas em dias de jogos ou direitos de televisão, ainda mais no Brasil onde existe monopólio.

Essa prática no futebol se deu inicialmente na Europa onde os clubes mais poderosos do mundo como Real Madrid, Barcelona, Manchester United, entre outros, começaram a explorar suas marcas junto a torcedores em vendas de camisetas e diversos souvenirs com o símbolo do clube- e conseguiram com isso aumentar ainda mais o seu patrimônio.

No Brasil, o voleibol, se aproveitando da febre pela conquista do ouro em Barcelona , foi o primeiro a utilizar essa ramificação do marketing a seu favor. Ginásios cheios, ídolos com imagens consolidadas, publicidade nos diversos órgãos de imprensa, transformaram a modalidade na segunda do Brasil, superando a Fórmula 1 e o basquete.

Em termos do futebol, o pontapé foi dado pelo São Paulo F.C. que com várias idéias criativas como camisetas comemorativas, dvd com os bastidores dos títulos e muitas outras, conseguiu uma renda extra acima até do esperado. A idéia foi copiada, com sucesso, pelo S.C Corinthians Paulista, na tentativa de reconquistar sua torcida após o rebaixamento no ano passado e achar uma forma de tocar o clube mergulhado em uma mar de dívidas.

Que os bons exemplos sejam seguidos, principalmente por clubes do interior do Estado de SP, que sempre fizeram frente aos grandes e hoje vivem fase de decomposição sendo engolidos em termos financeiros e de resultados por equipe de empresários. Esperamos que assim seja.

Nenhum comentário: